domingo, 7 de novembro de 2010

Verdades sobre a inseminação!!!





Engravidar parece tão fácil, vejo minhas amigas loucas tomando anticoncepcional, fazendo BHCG depois de um dia de atraso da menstruação, realizando 2 metodos contracepitivos ao mesmo tempo.

E agora descobri que não é tão facil assim, que isso é mesmo um milagre, e com o passar do tempo as chances são menores ainda, mas parece que quando a pessoa não quer acontece e quando quer não acontece.

Também descobri algumas coisas na internet, algumas eu sei que são verdades, outras nen tanto.

Uma relação sexual sem problemas rende 18% de chance de gravidez.

Na inseminação artificial as chances de dar certo são de até 20%

A inseminação é então o mais natural dos métodos artificiais.

A taxa de gravidez por ciclo de fertilização in vitro é de 40 a 50%.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (Resolução 1358/92), devem ser transferidos para a cavidade uterina, no máximo 4 embriões. Com esta restrição, diminui em muito as taxas de gestações múltiplas, trazendo um benefício fundamental para as pacientes.

Gestações múltiplas, pode ter consequências muito graves para a saúde dos bebês (que certamente serão prematuros) e da própria mãe (riscos de hipertensão, diabtes gestacional, rotura uterina, descolamento de placenta, hipotonia uterina etc). Em pacientes com menos de 25 anos apenas um embrião; dois embriões em pacientes entre 25 e 30 anos; três em pacientes entre 30 e 40 anos e quatro apenas em pacientes com mais de 40 anos.
O público que procura a inseminação é em sua maioria formado por casais que não conseguem engravidar pelo método natural. Cerca de 5% são solteiros, em busca da produção independente. Outro 1% é representado por casais homo afetivos.
Sabia que a estação mais quente do ano é ideal para o tratamento? É o que diz um estudo realizado na Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Os pesquisadores observaram 3 mil ciclos de inseminação artificial durante 4 anos, e concluíram que os tratamentos feitos no verão são mais eficazes por causa do calor e da luz natural. Apenas 16% das tentativas realizadas em meses com menos calor resultaram em gravidez, contra 20% feitas no verão. Isso acontece porque, em outras estações do ano, as mulheres produzem menos gonatrofina, hormônio usado para estimular o ovário. Outro hormônio ligado ao processo é a melatonina, que tem os níveis variados de acordo com a luz natural. Ela pode atuar diretamente nos orgãos reprodutores , tornando as mulheres mais férteis durante os meses com mais claridade e calor.

Algo muito importante!!!

O emocional de quem procura um processo de fertilização artificial está, normalmente, alterado. E, nesse caso, acaba por influenciar nos resultados quem vai fazer este procedimento, tem que ter o pé no chão pois o resultado negativo é muito provavel de acontecer.

Uma mulher saudável sempre terá chances maiores de engravidar, já que fatores como dieta, exercícios e bons hábitos têm impacto significativo na fertilidade. Portanto, manter o peso com uma alimentação balanceada evita a oscilação hormonal e a pressão alta, assim como os exercícios, que além de colaborarem com a parte física, também liberam endorfinas no organismo, substâncias responsáveis pelo bem-estar e diminuição da ansiedade e do estresse, um dos motivos que mais atrapalham uma gravidez fácil.

O consumo de álcool, o fumo e a ingestão de alguns tipos de medicamentos também têm influência direta não só na fertilidade como também na libido da pessoa.

Acupuntura, ioga ou terapias alternativas não têm comprovação científica que estimulem a ovulação ou interfiram na tentativa de engravidar. No entanto, podem contribuir com o controle da ansiedade, da depressão e do estresse, fatores que estão relacionados com a libido e a dificuldade de engravidar.

2 comentários:

Maíra disse...

Muito bom o post.
Eu não sabia dessa estatística sobre o calor, mas que bom que no Brasil quase sempre é calor, né? rs!

Ano que vem pretendo entrar na Yoga, ando muito ansiosa e sei que vai me ajudar, e pretendo permanecer até quando for engravidar, exatamente por isso, pois sei que vou precisar controlar meus medos e minha ansiedade mais do que nunca.

Bjos p vcs!

aggy_sp disse...

Verdade, a inseminacao assistida intra uterina eh o mais natural, com as mesmas chances de engravidar que uma relacao normal hetero.

Bjins!