sábado, 13 de novembro de 2010

Não deixe ansiedade atrapalhar!!!







Como eu já falei aqui, minha vontade de engravidar é tanta que estou muito ansiosa para que isso aconteça logo, por isso venho pesquisando na internet, e conversando com varios especialistas, principalmente com minha psicóloga sobre está ansiedade.
Já sou ansiosa por natureza, estou tomando até ansiolitico pois minha ansiedade estava virando patologica, meu corpo já é acostumado com isso, mas lendo sobre o assunto descobri que ele é deve ser tratado com mais importancia do que e imaginei.


Encontrei este texto em um site do Terra.


Quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção", afirmou a psicóloga Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. 


 Controle a ansiedade 
Conversar com um médico pode ajudar. "Na consulta, o casal terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e acabar com certos mitos no que diz respeito à infertilidade. Adotar um hobby também é uma boa pedida. A grande armadilha é mudar a vida e a rotina e passar a viver só em função da gravidez, centralizando todas as atenções nesse sonho. Buscar alguma atividade que lhe dê prazer, e que não esteja relacionada ao bebê, é uma medida para baixar o nervosismo


Troque experiências com outros casais, e até mesmo com um profissional da área de psicologia, como medidas eficientes para aliviar a tensão tão comum no período. É importante não guardar só para si os sentimentos. Falar sobre eles e compartilhar vivências vai fazer muito bem. Outra dica dos especialistas é apostar em atividades relaxantes, como a ioga e a meditação.

 Adote hábitos mais saudáveis 
Tudo que é bom para o coração também é bom para a reprodução. Portanto, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, não beber e não fumar são medidas indispensáveis para aumentar as chances de engravidar. O tabagismo, em especial, tem influência comprovada sobre a fertilidade de homens e mulheres.

Fique de olho na balança 
Tanto o peso excessivo quanto a deficiência de gordura no organismo podem ter impacto sobre a fertilidade. "Mulheres obesas, assim como as anoréxicas ou as que praticam esportes e têm pouca massa gorda, podem demorar mais para conceber. Isso porque é comum apresentarem ciclos menstruais irregulares e desordens ovulatórias. A conquista do peso ideal ajuda, ainda, a melhorar a resposta caso o paciente precise se submeter a algum tratamento específico para a infertilidade. E ainda previne complicações durante a gravidez. 

Consulte seu médico regularmente 
Problemas de rotina, e que não costumam chamar tanto a atenção de homens e mulheres, podem estar atrapalhando a concepção e devem ser investigados o quanto antes. Um simples corrimento, por exemplo, pode levar até a obstrução das trompas.Se ele for originado por doenças sexualmente transmissíveis, como as causadas pela clamídia e/ou pelo gonoco, há grandes riscos. Esses microorganismos podem ascender pelo trato genital, acometendo as trompas de falópio. E só um ginecologista terá condições de diagnosticar qual é o tipo de corrimento que está afetando a mulher, indicando seu impacto na fertilidade.

Outras patologias ginecológicas podem diminuir muito as chances de engravidar. Os pólipos uterinos e os miomas, que acometem o interior da cavidade uterina, podem atrapalhar a implantação embrionária. Já a endometriose pode influenciar em diversos aspectos, piorando a qualidade e a quantidade dos óvulos, alterando o transporte tubário e até provocando a obstrução tubária.





Quem quiser saber um pouquinho mais leia este artigo científico também é muito interessante.


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2009000400008&lang=pt



4 comentários:

Maíra disse...

Eu também sofro de uma ansiedade imensa. O que ajuda demais a controlar a ansiedade é a Yoga e a meditação, pretendo começar ano que vem.

Bjs

Minhas Duas Mamães disse...

Eu tb fiquei MUITO ansiosa e nao conseguia nem dormir... por varios meses! Ainda bem que a esposa eh calminha e ela que engravidou!

Tamo torcendo!

Bjin

http://minhasduasmamaes.blogspot.com/

Aggy, Bel e Elis

TWO OF US disse...

Li, conheci seu blog e gostei desta reflexão sobre a ansiedade. Complicado demais, não? Só mais uma coisa para acrescentar: o excesso de ansiedade desencadeia síndrome do pânico, muito comum nos dias atuais. E, claro, com tanta correria e cobrança de todos os lados, inclusive nossas próprias cobranças, é natural que haja tantas pessoas com esta síndrome.
Mas pelo que vejo você tem se cuidado. Posso dar mais uma dica nesses cuidados? Malhar, fazer algum esporte ajuda e muito. E para vc que quer engravidar, nada como ir cuidando dos eu corpo.
Um beijo e estou na torcida por vocês!

Elza disse...

Pois é Li, sou uma vítima da ansiedade também. Como me conheço bem, procurei yoga para equilibrar um pouco o emocional e posso dizer que tem ajudado muito. Vez em quando, desligo geral, deixo de pensar, procuro sair com amigos e é claro, minha companheira me ajuda por demais.

Sorte!